Livro ::: Extraordinário


Eu sei... Estou atrasada para falar desse livro... o mundo todo já falou, mas achei que ainda assim seria valida compartilhar minha experiencia de leitura aqui no blog.

Apesar de já ter interesse de ler o livro, confesso que corri pra ler depois que começaram a sair imagens do filme que será lançado no ano que vem, então fui direto pra estante do meu irmão - que inclusive me deixou ficar com o livro! Obrigada Ewerton T.T - e devorei o livro em dois dias.

Em Extraordinário conhecemos o August - ou Auggie - que nasceu com uma síndrome genética cuja a sequela é uma deformidade facial. Desde que nasceu, devido a essa complicação, o Auggie foi submetido a varias cirurgias  e enfrentou diversas complicações médicas. 
Por causa disso o Auggie foi educado em casa, mas agora, com dez anos, os pais dele decidiram que seria um bom momento para que ele passasse a frequentar a escola. 
Mas se o primeiro ano no colégio já é difícil, pra ele que tem esse tipo de anomalia seria ainda pior. 


August é relutante a isso no inicio, mas no fim acaba aceitando a decisão dois pais. O diretor do colégio onde o Auggie irá estudar, Sr. Buzanfa - não, eu não escrevi errado é Buzanfa mesmo - decide proporcionar ao Auggie uma especie de tour pelo colégio antes do inicio das aulas e convoca três dos seus melhores alunos para mostrar a ele o colégio, mas já nesse primeiro contato percebemos o quando as crianças também podem ser cruéis, mas ainda assim o Auggie não volta atrás da sua decisão.

A partir desse momento acompanhamos o Auggie nessa jornada, sobreviver ao seu primeiro ano no colégio e mostrar que apesar da sua aparência ele é um garoto como qualquer um. Não são muitas as crianças que querem ser seus amigos, e como eu disse acima, crianças também podem ser muito cruéis... E esse livro nós faz refletir tanto, você pode tentar se por no lugar do Auggie e imaginar como dele deve se sentir, mas jamais será capaz de realmente estar no lugar dele. 

Mas, apesar se se tratar sobre um assunto sério, o livro é muito leve, os capítulos são curtinhos, no máximo duas ou três paginas e quando você se dá conta já chegou no final. 


Os capítulos além de serem narrados pelo Auggie, também são narrados por outros personagens, como exemplo a Via, a irmã mais velha do Auggie, e eu acho que a perspectiva da Via é uma das mais legais do livro, porque pra todos os efeitos a Via é uma irmã super protetora mas quando passamos a ver pelo ponto de vista dela notamos que apesar dela amar muito o irmão e de querer protege-lo ela não gosta do fato das pessoas a rotularem como "a irmã de um garoto 'deficiente' " sem falar que pelo fato do Auggie nascer com esses problemas de saúde os pais se dedicam 100% a ele, inclusive o primeiro paragrafo narrado por ela diz "August é o Sol. Eu, a mamãe e o papai giramos em volta dele." Então também tem essa carência de atenção dois pais. 


O Auggie é um personagem encantador, ele aprendeu a lidar com a própria aparência, então ele não se deixa abater muito com os comentários maldosos que as crianças podem fazer, ele próprio inclusive faz piadas sobre sua aparência. Acho inclusive que isso se deve ao fato do Auggie ter uma família maravilhosa, os pais dele são uma base muito firme e isso com certeza influencia o Auggie a não se sentir tão inseguro. 

Outro personagem extraordinário é o Sr. Browne, um dos professores do Auggie, e cara, como eu queria ter um professor assim. Acho que toda criança deveria ter a influencia de um Sr. Browne. 
No inicio de cada mês o Sr. Browne escrevia um preceito e no final do mês as crianças precisavam fazer uma redação a respeito e durante as férias de verão ele incentivava as crianças a escreverem os seus próprios preceitos e enviar a ele por correspondência. 
Inclusive tem um livro chamado 365 Dias Extraordinários onde tem um preceito do Sr. Browne para cada dia do ano que eu já quero ter pra mim. 


Acredito que extraordinário é o titulo certo para esse livro, não tem como defini-lo de outra forma.
O que me resta agora e aguardar essa adaptação do cinema e torcer que que seja tão maravilhosa quanto o livro.   

Comentários

  1. Apesar de não gostar muito desse tipo de livro - sofro demais - fiquei com vontade de ler, também fiquei com vontade de comer os marshmallows, mas isso não vem ao caso, ótima resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia Tay! Não vai se arrepender *O*
      Obrigadaaaa :*

      Excluir
  2. Mesmo que o Brasil todo tenha lido, eu ainda quero ler kkkkk, e corro contra o tempo pra conseguir ler antes do filme lançar, adorei a resenha !
    beeijos
    http://bellapagina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk Foi o que eu fiz.
      Agora estou aguardando o filme *O*

      Excluir
  3. Oi
    esse livro é muito bom, adoro ele. Preciso ler os contos dos outros personagens e que bom que leu o livro, estou louca para assistir o filme e com um pouco de medo também.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu amei ler esse livro, ele é incrível mesmo. E ele impacta a gente de uma maneira imensurável :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu sou simplesmente louca para ler esse livro, não é atoa que está entre os meus favoritos! Aqui não tem lugares que vendam livro, o que me priva da leitura :(
    Beijos, e bom final de semana! <3
    http://flocosnaneve.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui também não tem, tenho que ir pra SSA ou comprar pela internet.
      Espero que leia logo Ana.

      Excluir
  6. Ah meu Deus, eu tô loooouca pra ler esse livro! Todas as resenhas que vejo são super positivas e o fato de que vai virar filme me deixa mais animada ainda. Adoro esses livros que nos fazem refletir, sabe? Quero ler logo!
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Impossível não gostar, é muito, mas muuuuito bom mesmo!

      Excluir
  7. Eu estou completamente louca para ler esse livro! Assim que eu terminar a minha maratona, irei caçar ele! Todas as resenhas dele me deixam cada vez mais com vontade de ler esse livro! Estou muitooo ansiosa para ler ele! Bjos Blog Marinspira

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PLAYLIST :: ALEATÓRIO NOSTALGIA

Livro ::: Depois de Você