A Internet a favor dos Tímidos


A alguns anos atrás eu escrevi duas postagens que titulei "manual para os tímidos no primeiro dia de aula" e todos os anos desde então sempre que chega esse período de volta as aulas a postagem começa a receber um numero de visualizações absurdo, o que faz eu me perguntar quantas pessoas estão por ai ainda inseguras... mas também me faz pensar que a internet realmente é uma excelente ferramenta para pessoas como eu.

Antes de escrever essas postagens eu era a garota que pesquisava sobre esses assuntos, as respostas ou melhor dizendo, os encorajamentos estavam sim na internet e em sites de revistas para adolescentes - por isso nunca jugo nenhuma garota por ler esse tipo de revista, mas isso fica um assunto para outra postagem - e mesmo que hoje eu ainda seja tímida eu tenho certeza de que não é algo que me atrapalha mais.



Eu acredito que ter começado a trabalhar em áreas onde se lida com pessoas foi o que mais me ajudou, antes eu era instrutora e estar de frente para um classe era aterrorizante mas acabou sendo bastante útil, antes eu pensava que todos ali estavam na minha frente apenas para me julgar, apontar os erros na professorinha inexperiente e baixinha, mas depois fui percebendo que aquilo só estava na minha cabeça, ainda continuei sendo a instrutora baixinha mas percebi que o pouco que eu sabia parecia muito aos olhos deles e que muitos deles chegavam meio tímidos e por saber exatamente como é se sentir daquela forma eu tentava ao máximo esquecer minha timidez e  fazer com que aquelas pessoas se sentissem confortáveis.
Um tempo depois comecei a trabalhar em um RH, e se lidar com pessoas era complicado como instrutora, como parte de um RH é o triplo X 1000!
Mas essa experiência tem sido ainda mais grandiosa porque lá sim eu aprendi a lidar com diversos tipos de pessoas diferentes, com humores diferente e minha timidez quase não teve espaço para aparecer.

Mas a Carol do passado, a que não fazia ideia de que um dia séria possível fazer com que aquela timidez não a dominasse tanto, era na internet onde ela se escondia e se encontrava.
Todo mundo se sente mais confortável anônima atrás de um teclado, já parei até de contar quantas amizades tiveram inicio por causa da internet, de como ela facilitou meu convívio com o pessoal do colégio e como me aproximou mais das pessoas.

Quem liga para a escola? A verdadeira eu vive na internet! 

Quando você conversa com alguém pessoalmente é necessário dar uma resposta rápida, ai você já está nervoso e tentando não parecer um idiota e tem medo de falar besteira, mas em um chat você pode pensar melhor naquilo que vai responder, não tem alguém encarando diretamente para você e isso acaba fazendo com que a gente relaxe mais.
Era e É muito mais fácil dizer um "Oi" em um chat para alguém que você quer conversar do que pessoalmente, é claro que não podemos deixar que isso se torne uma forma de isolamento, você deixar de viver a vida real para se esconder atrás da internet, mas sim como um auxilio, uma forma de tornar menos constrangedor o primeiro passo.

Outra coisa que me ajudou muito foi criar um blog. Porque aqui eu sou capaz de falar sobre tudo o que eu gosto e de ainda encontrar pessoas que gostam das mesmas coisas que eu.
E todo tímido bem sabe, que apesar de não falarmos muito nossas mentes são bastante barulhentas e poder por um pouquinho do que se  passa em nossa mente para fora ajuda bastante.

Antes nas minhas entrevistas de emprego quando me perguntavam um defeito eu respondia "timidez" mas hoje eu não encaro mais ela dessa forma e acredito que nunca tenha sido um defeito, simplesmente é algo que fez e sempre vai fazer parte da minha personalidade.
Mas então você deve estar se perguntando o porque desse post então, "se não é defeito porque as pessoas devem mudar?" Simples, elas não devem! São apenas conselhos, sempre chaga um momento em que a timidez atrapalha e nós mesmos nos sentimos incomodados, meu post é só para não deixar que a timidez domine.

Eu não quero tornar esse blog um blog de auto-ajuda mas  eu não posso ignorar essas pessoas que vem até aqui atrás de ajuda, gosto de saber que minhas experiencias podem ser uteis de alguma forma. 

Bom, é isso. Espero ter sido útil e que tenham gostado do post.

Comentários

  1. Eu já fui muito tímida, mas depois que criei o blog acabou me ajudando muito, comecei escrever crônicas, e isso ajudou me libertar muito. Esse seu post ficou excelente, acho muito bacana quando ser falar da timidez, já que a maioria das pessoas são bem tímidas.
    Beijos,
    www.dosedeilusao.com

    ResponderExcluir
  2. Sabe...sei como é ser extremamente tímida, eu era assim. Mais ai eu entrei pra faculdade, e lá eles trabalham muito essa questão, porque há várias apresentações, ainda mais no meu curso de direito.
    Ótimo post!

    >>> http://gilustre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. AAH Eu sou mega tímida, e é na internet que eu me sinto mais a vontade! vou entrar na faculdade e já imagino ter que apresentar trabalho no meio daquelas pessoas todas ! Adorei seu post Carol *--*
    aliais amoo seu blog e isso eu não sou timida para dizer hahah indiquei ele para o prêmio dados la no blog da uma olhada !

    www.seteprimaveras.com

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Adorei o post e sempre fui muito tímida, hoje assim como você a timidez não me atrapalha mais e agradeço muito a cursos que fiz que tínhamos que fazer apresentações quase todos os dias na sala de aula. Isso me ajudou muito mesmo. Mas conforme crescemos vamos se desenvolvendo também.
    Adorei o seu blog, Seguindo *-*
    Bjs
    Diário dos Livros

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post! Meu blog e as coisas que mais amo fazer estão me ajudando a superar minha timidez e meu "travamento". Vou aprendendo a desenvolver um pouco mais de desinibição e considero isso legal!
    Eu não queria ser assim, mas sou meio tímida. Acho que só fico mais à vontade quando to perto de amigos próximos ou escrevendo no blog.
    E agora to no Youtube também, to aprendendo a conversar com uma câmera. É bizarro! kkkk
    bjs
    blogtrashrock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Vim conhecer seu blog e adorei! Quando jovem era bastante tímida, mas a vida te ensina a domar este estado e buscar enfrentar olho no olho as dificuldades de se expressar. A internet ajuda nesse processo, mas como disse não pode e se esconder atrás da tela e deixar de viver na vida real.
    Bjs❤
    Abrir Janela

    ResponderExcluir
  7. Na época da escola eu era muitooo tímida, a maioria das minhas amizades que tive lá foi porque nos falamos antes pela internet ou sms, depois que terminei a escola e fiquei quase um ano sozinha, quando voltei a ter convívio social fiquei muito mais sociável. :)
    http://www.corujasemasas.com.br/
    Beijos! <3

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Livro ::: Extraordinário

PLAYLIST :: ALEATÓRIO NOSTALGIA

Livro ::: Depois de Você