Para quem gosta de Jane Austen

28 setembro 2012


Jane Austen (16 de dezembro de 1775 - 18 de julho de 1817) foi, e é uma das maiores escritoras inglesas. De todas as minhas autoras favoritas, ela é a minha predileta. Todo o charme de suas obras,  o modo como ela usa o sarcasmo , toda a vida presente em seus livros, e é claro, o romance. São muitos os motivos para se encantar com Austen, disso não a dúvidas.
Sétima filha do reitor da paróquia, Jane viveu com a família em Steventon até se mudar para Bath, após a aposentadoria do seu pai.

A primeira obra de Jane que eu vi foi a versão cinematográfica de Orgulho e Preconceito (2005) a parti dai comecei a pesquisar mais, visitei algumas paginas de sites do brasil dedicada a ela com lista de seu livros e sua história. Foi ai que eu descobri Becoming Jane ( Amor e Inocência ) um filme que conta a história da juventude dela e retrata seu suposto romance com Thomas Lefroy.  Jane e Thomas não puderam ficar juntos por problemas familiares e econômicos. Ao que parece eles chegam até a fugir, mais quando Jane descobre os problemas de Thomas - o fato dele ter que dividir o pouco que ganha com sua família - ela volta a trás na decisão, voltando para casa e depois disso ela nunca teve mais ninguém.
Isso teria inspirado Jane a escrever Orgulho e Preconceito que é o mais renomeado de seus romances.
Ha uma hipótese de que o nome da filha mais velha de Thomas tenha sido em homenagem a Jane Austen, mesmo não existindo provas claras de seu romance com Jane.

cena de becoming Jane (Anna Hathaway e James Mcavoy)

Obras: Suas obras só foram publicadas depois de muitas revisões, e ela teve quatro de seus romances editados em vida: Razão e Sensibilidade, Orgulho e Preconceito, Mansfield  Park e Emma. Dois outros romances, A Abadia de Northanger e Persuasão foram publicados após a sua morte, com uma nota biográfica de seu irmão, Henry Austen, anunciando formalmente pela primeira vez a indenidade da autora, já que Jane preferia ficar em anonimo quanto a isso.

A ultima casa onde Jane Austen morou, hoje é um museu chamado Jane Austen Memorial Trust, que fica em Chawton, e exite um outro chamado Jane Austen Centre que fica em Bath.
Não existe nenhum retrato de Jane Austen, essa imagem usada acima foi apenas baseada em um desenho não terminado feito por Cassandra Austen, sua irmã mais velha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Janela de Memórias - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Caroline Morais.
Tecnologia do Blogger.