A Menina que Não Sabia Ler

23 setembro 2012


A menina que não sabia ler
Titulo Original: Florence And Giles

Autor: John Harding
Editora: LeYa

Sinopse: Em um distante e escura mansão, onde nada é o que parece, a pequena Florence é negligenciada pelo seu tutor e tio.Guardada como um brinquedo, a menina passa seus dias perambulando pelos corredores e inventando histórias que conta a si mesma, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que um dia Florence encontra a biblioteca proibida da mansão. E passa a devorar os livros em segredo. Mais existem mistérios naquela casa que jamais deveriam ser revelados. Quem eram os seus pais? Porque Florence sonha sempre com uma misteriosa mulher ameaçando Giles, seu irmão caçula? O que esconde a Srta. Taylor? E porque o tio a proibiu de ler? Florence precisa reunir todas as pistas possíveis para encontrar respostas que ajudem a defender seu irmão e sua paixão secreta por livros? Únicos companheiros e confidentes? Antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário.  Ou será que isso não seria somente delírio de uma jovem com muita imaginação?

Esse livro é realmente surpreendente. Acho que depois de orgulho e preconceito nunca devorei um livro tão rápido, de tão empolgante que a história vai se tornando. Florence, apesar de ter apenas 12 anos, se mostrou bem madura para a sua idade, determinada e corajosa.

Órfã de Pai e mãe, criada por uma governanta e alguns criados, tendo como tutor um tio que ela nunca conheceu, Giles era a o que restava da família de Florence e eles eram inseparáveis.

A história se passa em 1891, e a narrativa é feita por Florence, o que nos da apenas uma versão na história e duvidas sobre o que é real e o que é mera imaginação, principalmente as partes que envolvem a misteriosa Srta Taylor, a nova preceptora. 
O pesadelo que Florence vinha tendo a muito tempo, com uma misteriosa mulher ameaçando seu irmão, se torna realidade com a chegada da preceptora, e ela começa a acreditar que esse sonho na verdade era uma previsão e faz  de tudo, absolutamente tudo, para defender seu irmão das garras dessa mulher.
Por isso eu penso que seria melhor se o livro continuasse com o titulo original - Florence and Giles - já que Florence aprende a ler sozinha e tudo que ela quer é proteger seu irmão e fazer com que tudo volte a ser como era antes.
Muita pista é deixada para traz, principalmente um detalhe crucial no final do livro, e é como se a protagonista terminasse na ignorância, mais acredito que era esse o objetivo do altor, pois apesar de tudo Florence é apenas uma criança, influenciada pelos seu livros e com uma imaginação poderosa. 
No fim do livro você pode optar, ver as coisas ao modo de Florence, ou encarar os fatos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Janela de Memórias - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Caroline Morais.
Tecnologia do Blogger.